sábado, 21 de fevereiro de 2026
Notícias de última hora

Operação Presságio acusa 18 pessoas por desvio de dinheiro público em Florianópolis

Redação Notícias Floripa
Redação Notícias Floripa EM 21 DE FEVEREIRO DE 2026, ÀS 13:21
(Foto: ND Mais / Divulgação) Operação Presságio acusa 18 pessoas por desvio de dinheiro público em Florianópolis
(Foto: ND Mais / Divulgação) Operação Presságio acusa 18 pessoas por desvio de dinheiro público em Florianópolis

Em 21 de fevereiro de 2026, o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) formalizou a denúncia de 18 pessoas relacionadas a uma organização criminosa que desviava dinheiro público na Prefeitura de Florianópolis. Segundo a denúncia, os desvios ocorreram na Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, iniciando em 2019 e crescendo para vários projetos financiados pela pasta.

Denúncia e Organização Criminosa

O MPSC aponta que essa estrutura criminosa utilizava organizações sociais para encobrir irregularidades. A denúncia foi protocolada na sexta-feira (20), sendo um desdobramento da Operação Presságio, que começou em 2021 e foi expandida em 2023.

Se a Justiça aceitar essa denúncia, os envolvidos poderão se tornar réus. O grupo tinha uma organização hierárquica e operava nos setores financeiro, operacional, e de liderança, buscando mascarar os desvios em projetos sociais fictícios.

Consequências e Respostas da Prefeitura

A Prefeitura informou que as ações mencionadas na denúncia são de gestões anteriores e que os acusados não ocupam mais cargos na administração. Desde o momento em que tomou conhecimento das denúncias, a prefeitura colaborou com as investigações da polícia civil e outros órgãos competentes.

A continuidade das investigações da Operação Presságio visa esclarecer todas as irregularidades e avaliar a possível participação de novos acusados no esquema de corrupção.

Redação Notícias Floripa
Redação Notícias Floripa

Receba conteúdos e promoções