
Os novos radares de velocidade nas rodovias federais de Santa Catarina estão programados para iniciar suas operações em abril de 2026. O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) informa que os primeiros equipamentos estarão em operação assim que as etapas técnicas necessárias forem concluídas.
Implementação gradual dos radares
A implementação da fiscalização eletrônica vem após a assinatura de um contrato em novembro de 2025. Estão previstas a instalação de 321 faixas monitoradas em 201 pontos ao longo da malha federal que corta o estado, com conclusão gradual em até 12 meses.
Cada radar precisa passar por um estudo técnico de viabilidade, definição do limite de velocidade, instalação da sinalização e aferição obrigatória pelo Inmetro antes de tornar-se ativo. Após a certificação, os equipamentos estarão prontos para registrar infrações de trânsito.
Áreas de instalação e limites de velocidade
Iniciativas anteriores permitiram que 82 pontos, totalizando 131 faixas de fiscalização, fossem priorizados. As faixas de monitoramento estarão equipadas em trechos das BR-153, BR-280, BR-282 e BR-470, em regiões como Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.
Os limites de velocidade serão definidos caso a caso, considerando características das vias e o histórico de acidentes. Em alguns trechos, os limites podem variar entre 50 km/h e 100 km/h, dependendo do risco de segurança identificado.
Mesmo onde os radares ainda não funcionam, a sinalização de velocidade deve ser respeitada. Os motoristas podem consultar os locais onde os radares estarão operando e os estudos técnicos que fundamentaram cada instalação através do Portal de Multas do DNIT.