quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026
Notícias de última hora

Florianópolis tem 5ª maior proporção de mulheres chefes de família no programa Gás do Povo

Redação Notícias Floripa
Redação Notícias Floripa EM 18 DE FEVEREIRO DE 2026, ÀS 08:01
(Foto: NSC Total / Divulgação) Florianópolis tem 5ª maior proporção de mulheres chefes de família no programa Gás do Povo
(Foto: NSC Total / Divulgação) Florianópolis tem 5ª maior proporção de mulheres chefes de família no programa Gás do Povo

Florianópolis registrou a quinta maior proporção de mulheres chefes de família entre todas as capitais brasileiras no programa Gás do Povo. O programa, sancionado recentemente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi implementado na capital catarinense no final de janeiro.

Sobre o Programa Gás do Povo

Este benefício concede recargas gratuitas de botijões de gás para 7.640 famílias em Florianópolis, que estão habilitadas a receber entre três a seis botijões anuais, dependendo do tamanho da família. O número atual de beneficiados é quase três vezes maior do que o que era assistido pelo antigo Auxílio-Gás, que abrangia 2.765 famílias em dezembro de 2025.

A inclusão de Florianópolis no programa Gás do Povo destaca a importância da liderança feminina, com 7.244 das famílias atendidas, representando 94,82%, valor superior à média nacional de 93,88%. A capital catarinense ocupa a quinta posição no ranking, atrás apenas de Cuiabá (96,11%), Campo Grande (95,98%), Palmas (95,69%) e Brasília (95,61%).

Benefícios e Implantação

O programa Gás do Povo deve eventualmente abranger cerca de 179 mil famílias em Santa Catarina e 15,5 milhões em todo o Brasil, ao ser completamente implementado. A proposta é que o governo faça entregas diretas do gás ao invés de repasses em dinheiro, visando atender as necessidades de famílias com até meio salário mínimo de renda per capita.

Para ser elegível, a família deve estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) e priorizar as que recebem o Bolsa Família, reduzindo a dependência de lenha, que é um risco para a saúde e segurança. A previsão é que em março o programa esteja a pleno funcionamento.

Redação Notícias Floripa
Redação Notícias Floripa

Receba conteúdos e promoções