
Santa Catarina fechou o ano de 2025 com a menor taxa de desemprego do Brasil nos quatro trimestres consecutivos, conforme dados da PNAD Contínua divulgados pelo IBGE. O estado atingiu os melhores resultados dos últimos 13 anos, segundo informações do secretário de Estado do Planejamento, Fabricio Oliveira.
Menor taxa de desemprego
No quarto trimestre de 2025, a taxa de desocupação em Santa Catarina foi de 2,2%, quase metade da média nacional, que era de 5,1%. Na sequência aparecem o Espírito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, todos com 2,4%.
Em termos anuais, o estado registrou uma taxa de 2,3%, superado apenas por Mato Grosso, que ficou com 2,2%. Essa estatística leva em consideração estimativas com base em 1º de julho como data de referência, conforme necessário para o cálculo do IBGE.
Crescimento e rendimento médio
A população desocupada em Santa Catarina caiu 19% em relação ao mesmo período de 2024, de 122 mil para 99 mil pessoas. Ao mesmo tempo, a população ocupada cresceu 1,5%, refletindo um aumento no número de empregos disponíveis.
No 4º trimestre de 2025, o rendimento médio habitual em Santa Catarina alcançou R$ 4.131, superando em 17,8% a média nacional de R$ 3.508. Esse crescimento foi registrado em diversos setores, com destaque para Transporte, armazenagem e correio, que teve um aumento de 12,5% no rendimento médio, evidenciando um mercado de trabalho em expansão.