A ENGIE Brasil se destacou ao receber prêmios em quatro categorias no Energy Summit Awards, realizado em parceria com o MIT, no Rio de Janeiro, na segunda-feira, dia 22. A empresa conquistou ouro na categoria Deal, prata nas categorias Investor e Impact corporation e bronze em Corporate research.
Reconhecimento e Impacto das Ações
O CEO da ENGIE Brasil, Eduardo Sattamini, destacou que esse reconhecimento reafirma a consistência da estratégia da companhia e a capacidade de gerar valor sustentável. A ENGIE Brasil se posiciona avancando de forma integrada com inovação e um sólido compromisso em transição energética.
No contexto das premiações, nas categorias Deal e Investor, o projeto premiado foi a aquisição das hidrelétricas Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão, que oferecem 612 MW de capacidade instalada, com transações avaliadas em cerca de R$ 2,9 bilhões. Este projeto é visto como uma base estratégica para integrar-se ao ecossistema energético brasileiro, mantendo diálogos com comunidades locais para promover engajamento social e sustentabilidade.
Ações em ESG e Descarbonização
Na categoria Impact corporation, a ENGIE Brasil recebeu a prata pelas suas iniciativas de ESG, incluindo um propósito voltado para acelerar a transição para uma economia de baixo carbono. A empresa aplica um modelo colaborativo que envolve diversas partes interessadas, sendo essencial para descarbonizar suas atividades e toda a cadeia de valor.
Além disso, em programas sociais em 2025, a ENGIE Brasil destinou R$ 26 milhões para iniciativas focadas em educação e geração de emprego. A agenda climática da companhia também inclui a Jornada pelo Clima, que gerencia riscos climáticos e define metas de descarbonização, tendo alcançado uma redução superior a 30% das emissões de gases em comparação a 2021.
No âmbito da Corporate research, o projeto premiado com bronze é o TECO, desenvolvido em parceria com Power Opticks e AQTech. Esse transformador de corrente óptico é descrito como mais seguro e ambientalmente amigável, sendo o resultado de um investimento superior a R$ 15 milhões desde 2015, através do PDI da ANEEL.
O evento foi projetado para avaliar resultados concretos e mensuráveis, além de fomentar a inovação. O Energy Summit se destaca por discutir novas soluções sustentáveis e a transformação energética, guiado por princípios de descarbonização e diversificação através da colaboração com o MIT.


